Serpros

A arte de cuidar dos talentos

A arte de cuidar dos talentos

27/06/2016
Investir em pessoas é uma ação fundamental para as organizações de sucesso, principalmente diante da constante busca por bons resultados. Para alcançar esse objetivo e reter os melhores profissionais, é preciso ter uma gestão que garanta, em cada posição, talentos humanos qualificados com o perfil adequado a cada uma delas e que propicie recursos para capacitá-los, mantê-los engajados e motivados para exercer suas atividades com empenho e alto desempenho. Com esse conceito, a Gestão de Pessoas (Gepes) do SERPROS atua na identificação das pessoas para, de acordo com seus perfis, garantir o bom funcionamento da Entidade, desenvolvendo e reconhecendo suas competências.
Subordinada à Diretoria de Administração, atualmente sob o comando do diretor Fernando Rodrigues, a Gepes é composta pela gerente Cristiane Real e pelos analistas Elizabeth Moitinho, Pedro Alves, Priscila Mello e Isabelle Mattos (temporária), que cuidam dos quase 80 empregados da Entidade. A equipe trabalha com parceria e comprometimento, alternando-se entre as atividades operacionais e estratégicas das áreas de Administração de Pessoal e Recursos Humanos.
A gerente da área e a analista Priscila Mello participam das comissões técnicas nacional e regional de Recursos Humanos da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp). Os conhecimentos adquiridos e aprimorados nas reuniões são compartilhados com toda a equipe e tornam-se pauta para o desenvolvimento de novos projetos e ações.
 

gepes2
Ao centro, o diretor de Seguridade, Fernando Rodrigues, que acumula a Diretoria de Administração, ladeado pelaa equipe Gepes

 
Pró-equidade na captação de pessoas
Durante os processos seletivos, os candidatos preenchem um formulário de cadastro, no qual está citado o compromisso da Entidade com os princípios de pró-equidade de gênero e raça. Além disso, os temas da redação utilizados contemplam assuntos relacionados à violência contra a mulher, gênero, raça e preconceito. Cerca de 80% das ações do programa no qual o SERPROS conquistou o Selo de Pró-Equidade são desenhadas e realizadas com a Gestão de Pessoas.
Gestão por Competências
A partir da visão de sustentabilidade e perenidade da Entidade, a Gestão de Pessoas tem a premissa de que o desenvolvimento dos talentos dos empregados é uma importante prática para um ambiente de trabalho produtivo. Foi nesse sentido que a área implementou o projeto Gestão por Competências, por meio do qual é possível orientar as ações das pessoas no intuito de se construir uma Entidade eficaz, que atinge suas metas e objetivos traçados. Entre as próximas ações estão a construção dos planos de carreira e sucessão.
Alinhada ao projeto, a dinâmica de treinamento e desenvolvimento aprimora o dia a dia do trabalho, permitindo ao empregado enriquecer e inovar suas tarefas. Nesse quesito, a Gepes oferece todo o suporte logístico ao profissional, desde a inscrição em cursos, congressos, seminários etc, até o controle das capacitações realizadas e dos certificados recebidos. A Gepes também acompanha e orienta sobre o processo legal de certificação dos profissionais da Entidade.
Qualidade de vida no trabalho
Em 2015, a Gepes lançou o programa Qualidade de Vida, que trouxe reconhecimento ao SERPROS pelas ações realizadas, amplamente divulgadas no mercado, inclusive entre empresas privadas. Os resultados obtidos com o programa incluem os benefícios para os empregados, tanto na prática de hábitos saudáveis quanto no quesito produtividade na empresa.
Com o case “A Qualidade de Vida no Trabalho Transformando Pessoas”, o SERPROS foi o primeiro fundo de pensão a concorrer e vencer o Prêmio Ser Humano ABRH-RJ 2015, na categoria Organizações do Terceiro Setor. O case também foi apresentado em outros eventos de Recursos Humanos e está concorrendo ao Prêmio Ser Humano no âmbito nacional.
A repercussão do programa reflete o compromisso da Gepes e, consequentemente, da Entidade em cuidar das pessoas, entendendo suas características, aproveitando o que cada um tem de experiência e conhecimento e aprimorando cada vez mais os talentos. Desenvolver pessoas na Entidade tanto atende aos resultados esperados pela alta direção como habilita as equipes responsáveis pela perenidade do SERPROS Fundo Multipatrocinado.

Categorias

Categorias

Categorias

Categorias