Solicitação de Empréstimos

1º Passo

Acesse o menu de empréstimo na área restrita ao participante e clique em Empréstimo.

2º Passo

Ao entrar no sistema, faça a simulação do seu empréstimo ou refinanciamento. Caso queira solicitar um novo empréstimo, o sistema informará os valores de reserva líquida (descontando IR e empréstimos vigentes), valor de margem disponível (descontando as prestações dos empréstimo ativos) e o valor máximo permitido.

Após optar entre o valor da parcela ou pelo valor do empréstimo, você deve inserir o valor desejado e clicar em calcular. Aparecerá um combo com as opções disponíveis para a contratação. Cabe ressaltar que, caso o valor da margem consignável seja zero, não será possível simular.

O procedimento para refinanciamento é o mesmo procedimentos do empréstimo novo, acrescido da marcação dos contratos a serem refinanciados. Do valor solicitado, serão descontados: saldo devedor, prestação em atraso e outros débitos e serão somados IOF e QQM.

ATENÇÃO: Caso o participante não possua empréstimos ativos, será necessária a criação do código de autorização de consignações no sistema SIGEPE/Serpro, para a liberação do simulador de empréstimos.

3º Passo

Após escolher a opção desejada, verifique sua conta para crédito. Caso seja necessário, faça a alteração e clique em continuar.

Havendo alteração na conta de crédito, o participante deverá enviar, além do contrato, um comprovante bancário (cópia do cartão do banco ou extrato bancário).

4º Passo

Na tela seguinte o sistema mostrará toda a operação, informando os dados do empréstimo, o valor emprestado, o valor mensal da parcela e os valores dos descontos, inclusive o saldo devedor, e o valor líquido a ser recebido. Caso o empréstimo não lhe atenda, poderá voltar e recalcular os valores.

5º Passo

Após escolher o valor desejado clique em: Aceitar valores. Abrirá uma nova janela com o as cláusulas do contrato. O participante deverá ler o documento, e em seguida, deve marcar a opção “Declaro que li e aceito” e clicar em “confirmar”. Caso cancele, irá desfazer toda a simulação. Por último, clicar em “Impressão do contrato”.

É importante ressaltar que, a partir do momento em que faz essa opção, o participante já está averbando sua margem. Ou seja, o valor da prestação será descontado no contracheque.

O valor líquido será creditado após o recebimento no SERPROS do contrato original devidamente preenchido, conforme cronograma de crédito.

6º Passo

Envie o contrato para o SERPROS através do malote especial do Serpro ou Sedex. Para mais esclarecimentos entre em contato com o nosso Serviço de Atendimento ao Participante (SAP) através do 0800 721 10 10 ou pelo e-mail sap@serpros.com.br.

Rua Fernandes Guimarães 35
Botafogo, Rio de Janeiro – RJ
CEP: 22.290-000

Observações

Não será aceito contrato de empréstimo via fax, somente o contrato original.

O Contrato deverá estar no seguinte padrão: Papel A4; posição vertical (retrato) e 4 páginas.

É imprescindível que todos os participantes mantenham seus dados cadastrais atualizados (principalmente e-mail e telefone). Desta forma haverá maior agilidade no atendimento.