Serpros

Serpros decifra: o que são ações?

Serpros decifra: o que são ações?

02/03/2018
O sistema financeiro é formado pelas regras, instituições, produtos e instrumentos que viabilizam e controlam a transferência de recursos ou ativos financeiros entre pessoas físicas e jurídicas que possuem dinheiro para investir (poupadores) e as que necessitam de dinheiro “emprestado” (tomadores). O Serpros, como gestor de poupança previdenciária, participa do sistema investindo os recursos dos participantes dos planos.
Os principais tomadores são o Governo Federal, quando emite títulos públicos, e as empresas, quando emitem debêntures e outros títulos privados, além das ações.
Explicando melhor, quando uma empresa tem potencial para crescer e precisa de novos investimentos, pode tomar dinheiro emprestado com o banco, mas também pode obtê-lo emitindo ações, uma opção mais barata do que pagar juros altos aos bancos. As ações são papéis ou títulos de propriedade que representam a menor parte do capital social da empresa.
As ações podem ser compradas por pessoas físicas e/ou jurídicas, que irão ter lucro ou prejuízo negociando-as com outros investidores. O valor da ação é determinado pela demanda, ou seja, oferta e procura entre os investidores. Há papéis que também pagam dividendos, uma pequena parcela de lucro da empresa, ao investidor.
Para impulsionar o mercado de capitais, a responsabilidade dos acionistas sobre as obrigações sociais, como dívidas de uma empresa, passou a ser limitada ao valor pago (preço) pelas ações adquiridas.

Categorias

Categorias

Categorias

Categorias