Serpros

SERPROS esclarece dúvidas de participantes

SERPROS esclarece dúvidas de participantes

05/10/2015
O SERPROS agradece a participação de todos em nossa campanha APOSENTADORIA VITALÍCIA SERPROS ESCLARECE. Recebemos e-mails de muitos participantes com dúvidas e, como combinado, vamos esclarecer algumas delas neste informativo.
É importante lembrar que a escolha do melhor momento para se aposentar é de cada um. Portanto, sugerimos que os participantes leiam o regulamento do seu plano (PS-I ou PS-II) e verifiquem suas condições de elegibilidade.
Para quem é do PS-I, é importante consultar a evolução do Benefício Proporcional Acumulado (BPA). Já quem é do PS-II, acompanhar o progresso do saldo de conta e fazer simulações na área restrita são fundamentais para avaliar o momento ideal de sua aposentadoria.
Sou participante saldado do PS-I e ativo no PS-II. Ao me aposentar, receberei dois benefícios? Como assistido, continuo contribuindo com o plano?
Sim, você terá direito a dois benefícios, observadas as condições de cada plano.
Quem é participante do PS-I saldado já tem seu benefício devidamente calculado, que é o Benefício Proporcional Acumulado (BPA).
Para verificar o benefício que você receberá pelo PS-II, é necessário verificar suas condições de elegibilidade e realizar a simulação na sua área restrita (benefícios >> Simulador).
Todos os participantes assistidos mantém sua contribuição ao plano. Atualmente corresponde a 12,5% no PS-I e 0,38% no PS-II.
Quais as vantagens da aposentadoria programada no PS-II?
A aposentadoria programada é o benefício mensal que o participante receberá quando atender, cumulativamente, às seguintes exigências:

  • cumprir carência de 60 contribuições mensais ao SERPROS;
  • estar aposentado pela Previdência Oficial, por tempo de contribuição ou por idade;
  • rescindir o vínculo empregatício com o patrocinador;
  • ter idade mínima de 53 anos (se fundador), e 55 anos (não fundador).

Na hora de calcular suas expectativas de aposentadoria, não basta considerar apenas o seu saldo de conta. Isso porque a idade do participante na data do requerimento e o perfil familiar influenciam no valor do benefício. Ou seja, ainda que dois participantes do PS-II tenham a mesma idade e o mesmo saldo de contas, ambos podem receber aposentadorias bem diferentes.
Por exemplo: se um deles tem uma esposa muito mais nova, significa que o plano precisará pagar a pensão por morte por mais tempo, o que impactará a expectativa de valor do benefício do participante. Por isso, é importante que cada um considere sua realidade, pois o cálculo é individual.
Quando e com que referência o meu benefício mensal de aposentadoria vitalícia será reajustado?
O benefício de aposentadoria vitalícia é atualizado com base no INPC acumulado, sendo apurado anualmente no mês de maio.

Categorias

Categorias

Categorias

Categorias