29/08/2018

Você que é participante do Serpros e foi selecionado para o módulo APA 2018, saiba o que fazer para solicitar seu benefício previdenciário na entidade:

É preciso reunir as documentações referentes a cada plano e enviar ao Serpros das seguintes formas: pessoalmente; enviados por malote no OLGP-Serpro ou Correios, aos cuidados do Serviço de Atendimento ao Participante (SAP). O endereço é Rua Fernandes Guimarães, 35, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ. O CEP é 22.290-000.

Participantes do PS-I – como requerer o BPA:
Acesse este link : http://www.serpros.com.br/wp-content/uploads/2018/05/bpa_ps1.pdf

Participantes do PS-II – como requerer a aposentadoria programada:
Acesse este link :  http://www.serpros.com.br/wp-content/uploads/2018/05/programada_ps2.pdf

Aposentadoria Programada
No momento do requerimento da aposentadoria programada você poderá optar por receber, em parcela única à vista, até 25% do seu saldo de contas, a ser recebido juntamente com o primeiro pagamento de benefício concedido pelo PS-II. O saldo remanescente da conta será transformado em renda de aposentadoria programada.

Institutos
Caso sua opção não seja por receber o benefício mensal vitalício, poderá optar pelos seguintes institutos: Portabilidade , Autopatrocínio , Benefício Proporcional Diferido ou Resgate .

Documentação necessária para participantes que estão em ambos os planos:

Requerimento Benefício PS-I
Considerando que é um plano saldado, o Benefício Proporcional Acumulado (BPA) já foi calculado na data do saldamento (01/04/2013) e atualizado mensalmente pelo INPC até o mês precedente à data de início do benefício.

Requerimento Benefício PS-II
O saldo de contas do PS-II poderá ser convertido em benefício mensal vitalício de aposentadoria se o valor for superior a 50% do VRS (Valor de Referência Serpros) – atual (R$373,42) – ou optar por um dos Institutos: Portabilidade, Autopatrocínio, Benefício Proporcional Diferido (BPD) ou Resgate.

Vale ressaltar
Em todos os casos, as autenticações das cópias podem ser feitas em cartórios ou nos Órgãos Locais de Gestão de Pessoas do Serpro (OLGP) mediante apresentação dos documentos originais.

Os benefícios são creditados nos bancos credenciados (CEF, BB e SANTANDER) em conta salário, em conformidade com o estabelecido na Resolução 3402 do Banco Central.

Na abertura da conta salário, não esqueça de fazer a opção pela transferência bancária automática para a sua conta corrente preferencial, através da Livre Opção Bancária (LOB).

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco ou agende um atendimento personalizado: 0800 7211010 ou sap@Serpros.com.br

Acesse a página APA 2018 – Orientações Serpros
http://www.serpros.com.br/apa-2018-orientacoes-serpros/

APA 2018: Está na lista dos selecionados para aposentadoria?