23/02/2018

Além de ser considerado pela ONU um importante facilitador do desenvolvimento sustentável do planeta, conforme consta na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável daquela organização, o esporte traz diversos efeitos positivos para a qualidade de vida do indivíduo. Porém, não basta só se movimentar. Tornar-se um esportista requer dedicação e planejamento. Quem pratica garante que o esforço é recompensado.

Segundo o professor de Educação Física André Cavalcanti, da assessoria de corrida e caminhada que leva seu nome, a prática regular de esporte traz numerosos benefícios, tais como: diminuição do risco de doenças cardiovasculares, de diabetes e obesidade; melhora dos níveis de colesterol; aumento da resistência muscular; dentre outros.

O esporte também é um aliado quando o assunto é disciplina. “A atividade física, quando realizada regularmente e de preferência acompanhada por um profissional de educação física, pode ajudar muito na concentração e na memória. É o caso, por exemplo, das atividades aeróbicas, como a corrida, a natação ou a bicicleta, que geram um aumento da atividade cerebral e potencializam o raciocínio”, afirma André.

Para muitas pessoas, o desafio é conseguir se organizar e conciliar o esporte escolhido com as tarefas do dia a dia. Segundo a participante do Serpros, Alserinda Monteiro, que é corredora amadora, o segredo para manter o foco é administrar o tempo para conquistar os resultados desejados e não desistir: “Eu encaro tudo como um desafio”, revela. Alserinda é analista contábil no Serpros e há quatro anos participa de competições de corrida de rua. “Sempre estou motivada para seguir corretamente os treinos e cumprir todas as etapas propostas”, ressalta e complementa que a corrida a ensinou a se concentrar nos objetivos para hoje ter a qualidade de vida e o bem-estar almejados.

Em homenagem ao Dia do Esportista, comemorado em 19 de fevereiro, parabenizamos todos aqueles que realizam alguma prática esportiva, seja enquanto profissional ou amador. Para quem ainda não começou, recomendamos: pratique esportes! Sempre atento sobre qual o exercício ideal para você. Isso envolve avaliar sua rotina, seu prazer em fazer, bem como sua aptidão física.

Benefícios de ser um esportista