06/04/2018

A expressão já foi divulgada em alguns dos painéis contábeis e de investimento do Serpros, mas nem todos os participantes estão cientes do seu significado. Em resumo, impairment é a situação na qual o valor de um ativo é registrado como sendo maior do que a quantia pela qual ele poderia ser vendido. Ou seja, é a desvalorização do ativo. Na prática, quer dizer que as empresas devem avaliar, periodicamente, os ativos que geram resultados antes de contabilizá-los no balanço.

O teste de impairment ou teste de recuperabilidade é utilizado para mensurar a capacidade de recuperação do valor contábil de um ativo (ou grupos de ativos) de longa duração.

Se nos resultados do teste for verificado que o ativo em questão está avaliado por valor não recuperável no futuro, a empresa deverá realizar a baixa contábil da diferença no resultado. Caso o valor recuperável for maior que o contabilizado, o ativo deverá permanecer com o valor original registrado.

O teste tornou-se obrigatório com a Lei 11.638/07, como forma de as empresas verificarem os valores de seus ativos que geram resultados antes de contabilizá-los no balanço patrimonial.

Serpros decifra: o que é impairment
Tagged on: